7º Reunião do COMDES
- marcosstr
- 8 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
É fato que, estatisticamente, vivemos no estado mais seguro do país.
No entanto a região da grande Florianópolis vem enfrentando desafios na área de segurança pública que incomodam muito quem aqui vive e produz.
Por isso o COMDES organizou essa reunião com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), na intenção de entender o que foi feito nesse primeiro período de gestão, as ações em andamento e o quais são os planos para o futuro.
O cadastro estadual das pessoas em situação de rua (PSRs) é um passo anunciado pela SSP que promete oferecer um maior controle e uma possibilidade de um planejamento de ações mais eficazes para esse desafio.
Segundo o presidente do COMDES, Marcos Souza, para desestimular um cidadão a permanecer nas ruas, é preciso agir na raiz do problema, cortando todo e qualquer incentivo e/ou estrutura que sirva de apoio para manutenção dessas pessoas nas ruas, por exemplo:
- Fiscalização intensa e contínua nos receptadores de itens furtados e/ou roubados pelos PSRs, como fios, cabos, alumínio e outros;
- Campanhas de conscientização contra a esmola;
- Ações organizadas (município, estado e união) para retirar qualquer benefício estatal, como bolsa família ou coisa do gênero;
- Repressão firme e contínua contra o tráfico de drogas;
- Punição efetivas aos que cometem crimes, principalmente os historicamente reincidentes.
Ajudar SIM, mas apenas aquelas pessoas que querem sair das ruas. Essas sim, precisam da “mão” do estado, e porque não, da iniciativa privada, para buscarem uma saída e retomarem suas vidas com respeito e dignidade.
O Secretário Flávio Graff, informou um investimento de mais de 40 milhões em novos sistemas de monitoramento com mais de 1.000 câmeras espalhadas pelo estado, e a adoção da Inteligência Artificial (IA) para o combate preventivo ao crime. Hoje, Santa Catarina tem pouco mais de 9.500 pessoas com mandado de prisão ou alguma dívida com a justiça, e com a IA, certamente essas pessoas serão identificadas e detidas, cedo ou tarde. A Exemplo do que vem ocorrendo em São Paulo com o projeto Smart Sampa.
Essas mesmas câmeras devem ainda proteger escolas e mulheres com o uso da mesma IA, aplicada estrategicamente e preventivamente como uma ferramenta policial que deve ampliar e muito a segurança do cidadão catarinense.
Novos delegados e novos agentes de polícia civil, também estão no escopo do reforço da estrutura das forças de segurança de SC.
É preciso estar vigilante para que se possa continuar vivendo no estado mais seguro da federação. E nesse intuito, pretende-se manter esse relacionamento com a SSP cada vez mais próximo, sempre colaborando com o poder público no que for necessário, aplaudir quando for justo e cobrar quando for preciso.
Por fim, fica o agradecimento ao Secretário Flávio Rogério Pereira Graff, Cel PM Dante da Costa Chierighini - Comandante da 1ª CEPM Florianópolis; Cel PM Rodrigo Costa Dutra - Comandante da 11ª CRPM São José; Delegado de Polícia Pedro Henrique de Paula Mendes - Diretor de Polícia da Grande Florianópolis - Rodrigo Cardoso - Assessor de Imprensa da SSP; José Eduardo Ribeiro - Assessor Especial do Comandante da 1ª CRPM.









Comentários