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  • Foto do escritorIvan Coelho

ACE e ACIP realizam Primeira Reunião Ordinária do COMDES para o ano de 2023



A ACE, por meio do professor Roberto de Oliveira, presidiu a segunda reunião do COMDES do ano de 2023 no dia 24 de fevereiro, ao meio dia na ACIP, Associação Comercial e Industrial de Palhoça. Teve a mesma boa repercussão e receptividade da Reunião Extraordinária de 27 de janeiro realizada na AEMFLO CDL, Associação Empresarial Metropolitana da região de Florianópolis, em São José, onde a pauta era unicamente dirigida aos encaminhamentos finais das obras da via de contorno, exceto pela rápida inclusão do Banco de Alimentos de SC. Foram determinadas medidas para controlar a já aprazada entrega desta obra para dezembro deste ano, de modo que se iniciem ações neste sentido a partir desta extraordinária; por isto, a pauta da primeira ordinária centrou-se nesta obra.


A reunião iniciou-com a fala do presidente da AEMFLO CDL, Sr Ivan Cadore, que saudou os presentes pelo seu grande número e desejou sucesso em vista deste fato. Em seguida, o coordenador geral do COMDES, prof Roberto de Oliveira, que fez um resumo da pauta do dia, inicialmente ressaltando as prioridades do COMDES que, seguindo o contorno viário, vem as terceiras-faixas da BR 282, cuja melhoria deflagará a necessidade do contorno de Santo Amaro, sem esquecer mais um pouco à frente, sua completa duplicação. Mas, o gargalo já existente no Morro dos Cavalos necessita brevíssimo desaforamento.

Depois abriu a fala para Jaime Ziliotto para se explanar mais o assunto do Banco de Alimentos; este assunto foi complementado ao final deste encontro.


Em seguida, o coordenador geral passou a palavra ao senador Esperidião Amin que nos colocou ao par das obras da via de contorno como se pretendia da reunião extraordinária de janeiro; esclareceu não apenas sobre a imensa responsabilidade (última oportunidade de acertar) desta obra, como também das consequências dela: se o PDUI, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (que foi explicado pela arqta Luana Montero da então SUDERF, em seguida) não for implementado, o desvio pretendido do tráfego pesado de passagem não se efetivará e este vultoso investimento será perdido pelo excesso de afluência direta (sem uso de vias marginais) de tráfego local, entre outras consequências nefastas. Temos alguns pontos críticos da obra que podem atrasar a data de entrega desta que é a maior obra rodoviária do país. Ressaltou que não são os túneis duplos, mas outros trechos do que nós pedem vigilância, ressonância com a imprensa e união de todas entidades do COMDES.


Também que a via de contorno propiciará obras de transformação do trecho da BR 101 entre Biguaçu e Palhoça num Boulevard condizente com a situação urbana transtornada atualmente pela mescla indevida, perigosa e impactante de tráfego de veículos pesados. Com isto se permitirá a implementação do eixo principal (troncal de BRT de velocidade) reunindo quase toda a demanda do transporte continental conectando-se entre si e para o centro de Florianópolis. Pela necessidade de se utilizar o meio alternativo náutico, também se atualizaram os trâmites preparatórios destes serviços, cuja atualização nos foi proporcionada pelo Eng. Ivan Amaral, que representou o secretário de Infraestrutura. Os detalhamentos desta proposta ficarão para próxima reunião.


Para este este próximo encontro já foi requerida pela ACIBIG, Associação Comercial e Industrial de Biguaçu, referenciada por Valério Silva, seu presidente, marcada para 31 de março.


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