BR 101, Morro dos Cavalos, até quando?
- marcosstr
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
Uma a novela que se arrasta por quase duas décadas, a BR 101 no Morro dos Cavalos continua sendo um desafio aos milhares de usuários dessa importante rodovia.
A obra dos túneis desse trecho teve a licitação suspensa e cancelada em 2017 por corte de verbas federais. Na época essa solução considerada adequada, com menor impacto ambiental e com acordos devidamente fechados com a comunidade indígena, estava orçada em 306 milhões de reais, com prazo de execução de 1.080 dias, isto é, aproximadamente 3 anos.
Considerando os problemas já conhecidos em obras públicas, se essa licitação de 2017 tivesse sido concluída e a empresa contratada para execução da obra, certamente em 2025 já estaríamos com esses túneis prontos e operando. Mas agora o poder público alega que a obra não é mais de 306 milhões, mas sim, mais de 1,2 bilhão, sem sequer explicar porque essa enorme mudança no orçamento, quatro vezes maior.
Não bastasse isso, os inúmeros congestionamentos, acidentes e deslizamentos de terra nesse trecho, o Governo do Estado de Santa Catarina apresentou uma solução alternativa sem sequer consultar a sociedade e as entidades que batalham a muitos anos pela construções dos túneis.
Essa solução alternativa, chamada de Contorno do Morro dos Cavalos, está estimada em 291 milhões de reais, segundo o Governo de SC. Isso mesmo, quase exatamente o valor orçado para licitação dos túneis em 2017. Esse mesmo valor de 291 milhões não está considerando as desapropriações e, segundo especialistas da área, não está considerando obras como pontes, viadutos e outros detalhes. Sem falar na questão do impacto ambiental, nas terras demarcadas para os indígenas, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, projetos, licenciamentos, e tantos outros desafios que já foram vencidos no projeto dos túneis.
Então os questionamentos em torno do fatídico Contorno do Morro dos Cavalos são muitos, como por exemplo:
Quanto efetivamente vai custar essa obra?
Quando ela ficará efetivamente pronta?
A obra é viável do ponto de vista ambiental?
Ou vamos ficar debatendo tudo isso por mais 20 anos?
O fato é que temos um projeto pronto, aprovado, com toda as licenças e pronto para ser licitado, que é o projeto dos Túneis do Morro dos Cavalos. E a sociedade catarinense não merece nada menos do que isso. Aliás, a sociedade brasileira, porque a BR101 sul é um corredor de escoamento de produção que movimenta o PIB do Brasil e de alguns países vizinhos. Sem falar na segurança dos usuários dessa rodovia.
Não podemos deixar que essa obra se torne um novo Contorno Viário da Grande Florianópolis, que atrasou de uma forma absurda e trouxe um incontável prejuízo para sociedade.
Marcos Souza
Presidente do COMDES






Comentários