Na última reunião de 2015 do COMDES representantes das entidades exaltaram os resultados obtidos pelo conselho e já iniciaram planos para 2016. O encontro, que aconteceu no dia 18 de dezembro, presidido pelo engenheiro Celso Ternes Leal teve como destaque o debate sobre o Plano Diretor de Florianópolis e a eleição do novo presidente do conselho para a gestão de 2016.
O Deputado Federal Esperidião Amim, que esteve presente em várias reuniões no decorrer do ano, fez breve retrospecto de pontos negativos e positivos conquistados para a Região Metropolitana em 2015. “A obra que merece destaque para o COMDES é o sucesso com a Alça do Contorno, que mesmo com algumas ressalvas, este ano começou a desenrolar sua construção”, lembrou e citou ainda o debate em torno dos Terrenos de Marinha e as obras no aeroporto Hercílio Luz. O Deputado Estadual Mário Marcondes também esteve presente na reunião e relembrou a parceria entre o parlamentar e o COMDES no ano de 2015, com participações mútuas em reuniões e audiências públicas na Assembleia Legislativa.
Reforçando os agradecimentos, o presidente Celso Leal, destacou como o diálogo com o poder público demonstrou necessidades para o desenvolvimento com qualidade da Região Metropolitana a partir do ponto de vista da sociedade e de especialistas.
Soluções para a SC-407
Sandra Molinaro, presidente e representante da ACIBig, que esteve n reunião de 27 de novembro apresentou ao COMDES a situação precária da rodovia SC-407, que liga Antônio Carlos à Biguaçu, voltou ao conselho para relatar os acontecimentos que resultaram nas obras de manutenção que a estrada começou a receber durante o mês de dezembro.
“Realizamos uma audiência pública com a presença de autoridades municipais, estaduais, a comunidade e empresários da região. A audiência nos revelou que as reclamações isoladas não resolvem, é preciso nos unir para conseguirmos soluções” explicou. “Acreditamos que a rodovia receberá sua manutenção, mas queremos sua readequação. Sabemos que já há licitação para este projeto, agora precisamos aguardar”, finalizou.
A urgência do Plano Diretor de Florianópolis
O arquiteto Giovani Bonetti, representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SC), apresentou o histórico da criação do Plano Diretor de Florianópolis de 2014, que possui diversos problemas e que por decisão judicial está suspenso, representando um retrocesso para o desenvolvimento da capital, que atualmente tem em vigor o Plano Diretor instituído em 1997.
Diversos representantes destacaram como os problemas envolvendo o novo Plano Diretor são prejudiciais para a cidade, afetando a realidade de empresários, trabalhadores e moradores, que atualmente não podem fazer construções por não haver posição clara sobre qual dos documentos está em vigência. Uma das soluções propostas é a criação de um novo Plano Diretor, que desta vez leve em conta o posicionamento de equipes técnicas e audiências públicas, além de ser pensado em conjunto com a mobilidade urbana e o crescimento a longo prazo de Florianópolis.
Para a arquiteta Silvia Lenzi, também representante do CAU, o COMDES pode tomar frente em busca de soluções para o Plano Diretor, estabelecendo diálogo com o poder público “Uma manifestação do COMDES, dado a representatividade que tem, terá força nas decisões. Acredito que o COMDES pode encaminhar esta questão com a presença de equipe técnica”, sugeriu. A proposta foi bem aceita entre os representantes e no próximo ano medidas serão tomadas para obter a posição do poder público e desenrolar dos problemas envolvendo o Plano Diretor de Florianópolis.
Conselho de Administração assume a presidência do COMDES
O novo presidente do COMDES, eleito por aclamação, é o administrador Adriano Ribeiro, representante do Conselho Regional de Administração (CRA-SC). Juntamente com Celso Leal, Adriano conduziu o debate sobre os trâmites do Plano Diretor de Florianópolis, que mobiliza diversos setores da sociedade e que promete ser uma das preocupações principais do Conselho em 2016.
Comments