A reunião ordinária de abril do Conselho Metropolitano para Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (COMDES) realizada na última sexta-feira, dia 24, foi conduzida pelo engenheiro Celso Terne Leal, Presidente que relatou o encontro realizado entre representantes do COMDES e o Prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, assim como com a Prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, convidando as autoridades a participarem da próxima reunião do COMDES, em maio.
Temas importantes para a Grande Florianópolis foram abordados na reunião de abril, com destaque para a mobilidade urbana e o saneamento da região metropolitana. Os convidados da reunião para falarem do tema foram o Deputado Federal Esperidião Amin, o Deputado Estadual João Amin, Presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa e o Superintendente Cássio Taniguchi.
Mobilidade em pauta
Coordenador do GT de Mobilidade Urbana, Adriano Ribeiro, apresentou as prioridades e diretrizes do GT que está dividido em subgrupos por temas: Aeroporto, SC-403, Alça do Contorno. O GT apresentou ações relacionadas às obras de mobilidade urbana de vital importância para a Grande Florianópolis, como a Via Expressa e a Alça do Contorno, e observou que apenas a obra de acesso ao Aeroporto Hercílio Luz está efetivamente em andamento.
O Deputado Federal Esperidião Amin levou atualizações de Brasília que representam influência para Santa Catarina especialmente os projetos que tratam dos Terrenos de Marinha. Ainda sem decisão no Congresso, o assunto é uma das pautas que o COMDES tem acompanhado por gerar impactos significativos para a Região Metropolitana. O Deputado Esperidião Amin se comprometeu em trazer novidades e deixar o COMDES a par da situação.
Já do Legislativo Estadual, o Deputado João Amin apresentou sua participação em projetos sobre a mobilidade urbana, como obras nas rodovias SC-403, SC-405 e traçado do trajeto da Alça do Contorno, aprovada em 2012 e que poderá passar por mudanças. Além da mobilidade urbana, o deputado comentou a preocupação com os terrenos de marinha, que foi tema de audiência pública realizada neste mês na Assembleia Legislativa e voltará a ser discutida no dia 5 de maio. João Amin reforçou a importância da presença do COMDES em ações relativas ao desenvolvimento da grande Florianópolis e aproveitou a oportunidade para convidar os representantes a participarem das próximas reuniões e audiências na região metropolitana.
Adriano Ribeiro reafirmou a importância do COMDES e confirmou a presença do Conselho em ações relacionadas à mobilidade urbana. “Estamos atentos às ações do governo, pois entendemos a importância de audiências públicas, reuniões e discussões acerca da mobilidade da Grande Florianópolis”, concluiu.
Despoluição das Baías da Região Metropolitana
O GT de Saneamento e Resíduos, coordenado por Vinicius Ragghianti, apresentou a ação que o grupo tem estudado em relação à despoluição das baías da região metropolitana, revelando que sistema de esgotamento sanitário da região metropolitana tem eficiência insuficiente. Vinicius explicou que há muito que fazer para despoluir tanto a parte continental quanto a Ilha de Santa Catarina. ”Não é preciso intervenção milionária para solucionar este problema, são precisos trabalhos pequenos, onde os atores responsáveis não sabem o que fazer e não agem”, afirmou.
Entre os objetivos específicos do GT está o mapeamento das fontes de poluição das baías e verificar os tipos e eficiência dos sistemas de esgotamento sanitário e dos sistemas de limpeza urbana e coleta de resíduos instalados na Região Metropolitana de Florianópolis. “Queremos trazer à tona esses dados, queremos verificar com setores específicos das cidades que compõe a região metropolitana para saber quais são as políticas para a área do saneamento básico de cada município”, explicou o coordenador.
Objetivo do grupo é propor políticas públicas específicas para as áreas do saneamento básico visando cessar o lançamento de poluentes nas baías. “É importante destacar que há lei sobre a temática, mas não existem ações efetivas para despoluição”, finalizou Ragghianti.
Desenvolvimento interligado
O GT de Governança Metropolitana apresentou as temáticas trabalhadas pelo grupo tendo como destaque a ligação entre os temas, como apontou o coordenador do GT, Antônio Arruda. “Já debatemos vários assuntos como o meio ambiente, o plano diretor e a mobilidade urbana. Todos estão unidos, não tem como dissociar e é importante discutirmos”, explicou. De acordo com Antônio Arruda, o GT de Governança Metropolitana se consolida a partir da formação da Região da Grande Florianópolis e o COMDES é uma união de forças de suas entidades para promover mudanças efetivas nessa região.
Novas entidades
O encerramento da reunião de abril foi marcado pela entrada de duas novas entidades para o COMDES. A primeira foi a FEAGRO-SC - Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina, antiga AEASC (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina) que ingressou no conselho representado pelo presidente da Federação, Eng. Agr. Raul Zucatto.
A Associação de Moradores de Jurerê foi outra entidade a entrar no COMDES representada pelo presidente da Associação, Otávio Ferrari. Celso Leal reforçou o papel da participação de associações de moradores. “Elas são importantes por fortalecer a ação do COMDES e contribuem para a experiência do conselho”, pontuou.
Comments