Os membros do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Sustentável da Grande Florianópolis (Comdes) conheceram, na reunião desta sexta-feira (03/06), a programação da coordenação-geral e do Grupo de Trabalho (GT) Institucional para dar personalidade jurídica ao fórum. No encontro, realizado na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), também foi apresentado o projeto da revista Diálogos Metropolitanos, que será o veículo de comunicação institucional do Conselho.
A presidente da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu, Sandra Molinaro, que também preside o Comdes, ressaltou ser importante obter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). “O Comdes precisa se formalizar para a instituição ter uma estrutura própria de funcionamento, inclusive para possibilitar oficialmente a contribuição das entidades participantes”.
A coordenadora do GT Institucional, Miriam Amarante (foto), também avaliou que a informalidade existente hoje não condiz com a relevância que o Comdes assumiu perante a sociedade. “Agora estamos construindo um estatuto, para o Conselho ter sua personalidade jurídica. Aproveito para convidar quem queira participar do GT, pois toda contribuição para nós, nesse momento, é muito importante”.
Após ser concluído pelo GT Institucional, o estatuto do Conselho será levado para apreciação dos membros.
Diálogos Metropolitanos
A revista chegará para ser um veículo institucional de comunicação do Comdes. Na apresentação do projeto, o membro do GT Institucional Alisson Luiz Micoski ressaltou que o conteúdo de cada edição será definido por um conselho editorial, formado por integrantes do Conselho e da empresa BSC Bureau – que editará o periódico. As páginas da Diálogos Metropolitanos contemplarão os eixos do planejamento estratégico do Comdes para este ano.
“Sentimos que precisamos fazer um veículo de comunicação para dar uma linguagem institucional e informativa das nossas atividades, que são relevantes para a região metropolitana. Muitas pessoas ainda pensam que o Comdes é um órgão governamental, e não é. Então temos que dar essa linguagem própria das entidades, fortalecendo o conhecimento da própria sociedade sobre o que é o Comdes e quais suas atividades”, comentou Alisson.
A presidente mencionou que a revista será também um produto do Conselho, com veiculação de publicidades e possibilidade de gerar recursos para manutenção da instituição. “A revista vai dar condições financeiras de manter nossa estrutura de comunicação, com assessoria, site institucional, entre outras despesas”, comentou Molinaro.
A primeira edição da revista está prevista para o mês de julho. A circulação será bimestral, com tiragem de mil exemplares.
Alexandre Alves / Assessoria de Comunicação do Comdes
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