top of page
Buscar
  • Foto do escritorCOMDES

COMDES recebe visita do Prefeito de Florianópolis


A reunião do COMDES de julho, realizada nesta sexta-feira, dia 31, teve a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Presidida pelo Eng. Celso Ternes Leal, a reunião teve como destaque a presença do Prefeito de Florianópolis, César Souza Junior, que fez uma apresentação sobre o modo como Florianópolis está enfrentando a crise financeira no país.

Somando à participação do prefeito estiveram presentes também o Deputado Federal, Esperidião Amin, Deputado Estadual, Mário Marcondes, o Superintendente da Suderf, Cássio Taniguchi e o Diretor Técnico da Suderf, Lanes Marques.  Ainda representando o poder municipal de Florianópolis a reunião contou também com a presença da Secretária de Turismo, Zena Becker, que já foi coordenadora do GT de Mobilidade Urbana. Junto com as entidades que compõe o Conselho, as autoridades debateram sobre o desenvolvimento sustentável da região metropolitana.

Representatividade

O coordenador do GT Institucional, Thiago Schultz, deu início à pauta da reunião relatando o interesse de entidades de Lajes em fazer um Conselho baseado no COMDES, “Isso é importante, pois demonstra o sucesso que o COMDES tem no desenvolvimento da Região Metropolitana e está sendo reconhecido por outros municípios”, afirmou.

Thiago Schultz, junto com Antônio Arruda, coordenador do GT Governança Metropolitana, reforçaram a importância da integração de todos os municípios da região metropolitana. “Precisamos estabelecer  contato com mais autoridades e entidades de municípios menores, assim poderemos debater soluções para o desenvolvimento de municípios que não estão tão próximo de Florianópolis, mas que são fundamentais para a região”, explicou Thiago Schultz.

Antônio Arruda agradeceu a presença assídua da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), através dos seus representantes, o superintendente Cássio Tanaguchi, e diretor-técnico, Lanes Marques. O atual modelo de participação da Suderf, o convênio interfederativo, foi um dos pontos destacados por Arruda. “Através do convênio interfederativo distribui-se as funções para toda a Região, é pensar o todo, em todos os municípios em uma visão macro”, pontuou. 

O advogado também lembrou que o COMDES está bem representado no Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Coderf), contando com a presença da OAB, CREA, Sengue e CAU, contando ainda com a FloripAmanhã  como sua suplemente,  entidades que também participam do COMDES.

Florianópolis apresenta medidas

César Souza Júnior, prefeito de Florianópolis, foi o convidado do encontro de julho. O prefeito apresentou para as entidades do COMDES um plano de ação para enfretamento da crise da capital de Santa Catarina. De acordo com Souza, a crise impactou negativamente na redução de arrecadação de impostos em 2015 em relação a 2014. Para diminuir os efeitos do mau gerenciamento econômico, a prefeitura está realizando ações para captar mais verba através de impostos, facilitando a criação de novas empresas e investindo em novos pontos de economia, assim como na avaliação dos terrenos de marinha, assunto que está constantemente em pauta no COMDES.

Após a apresentação, o prefeito respondeu à rodada de perguntas realizadas por entidades do COMDES. Entre as principais preocupações do conselho está o Saneamento Básico na Ilha de Santa Catarina, pontuada pelo coordenador do GT de Saneamento e Resíduos, Eng. Vinícius Raggianthi. Segundo César Souza, a Casan está realizando o ligamento de casas à rede de esgoto e convidou o COMDES para participar dos debates realizados pela prefeitura sobre o Saneamento Básico em Florianópolis.

Ao finalizar a reunião, o presidente Celso Ternes Leal reforçou que as portas do COMDES estão sempre abertas ao prefeito de Florianópolis, assim como para as demais autoridades municipais, estadual e federal. “Agradecemos às essas presenças que sempre contribuem para os debates e esperamos também contribuir para o desenvolvimento da Região Metropolitana”, finalizou.

A próxima reunião do COMDES acontece no dia 28 de agosto e mais informações podem ser conferidas no site e Facebook do Conselho.

1 visualização0 comentário

Comments


NOTÍCIAS

bottom of page