Representantes de diversas entidades do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) estiveram presentes na reunião com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, para discutir o projeto de criação do Fundo que vai gerir a Região Metropolitana. O encontro, realizado na última quarta-feira (6), foi organizado pelo GT Governança Metropolitana do COMDES, coordenado por Adriano Ribeiro.
As entidades defendem um modelo de gestão autárquico para o Fundo Metropolitano, com a participação de forma igualitária da sociedade civil organizada. Ficou definido um prazo de dez dias para que o Conselho apresente suas contribuições ao projeto, que será enviado ao legislativo no dia 20 de novembro.
“Pela pluralidade das decisões, que afetam diversas cidades, queremos a efetiva participação das entidades na gestão da Região Metropolitana. Assim, serão atendidos de forma igualitária, os interesses sociais, culturais e econômicos de todas as comunidades”, explica Adriano Ribeiro.
O diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes; o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura de São José, José Natal; e o secretário Executivo da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Miguel Augusto Forbeck Faraco, também participaram da reunião e ratificaram as solicitações do COMDES.
Comments