top of page
Buscar
  • Foto do escritorCOMDES

Oitava reunião do COMDES tem como destaque as obras de acesso ao Aeroporto de Florianópolis


Nesta oitava reunião do COMDES, foram realizadas três atividades, iniciando-se com a visita às obras de acesso ao Sul da Ilha que viabilizam o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Florianópolis. Nesta oportunidade os membros do COMDES puderam acompanhar in loco o andamento das obras, e na sequência foi realizada a reunião do COMDES, no estádio do Avaí.


A reunião foi aberta pelo seu Coordenador Geral, Prof. Eng. Roberto de Oliveira, que apresentou a pauta de discussão sobre o andamento das obras do acesso ao Aeroporto de Florianópolis e dos Grupos de Trabalho.



As obras de acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto de Florianópolis foi o grande tema da reunião, sendo prevista a conclusão e entrega total da obra até março de 2020, conforme informação do Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler que confirmou o prazo de conclusão da obra após a visita técnica do COMDES. O trecho mais crítico da obra está localizado no bairro Carianos, no entanto, para garantir a inauguração do terminal no dia 1o de outubro deste ano, ocorrerá o acesso provisório com pista bidirecional em um trecho de 1,4 km neste bairro.


Segundo o grupo de engenheiros que acompanhou a visita do Comdes, a intenção é concluir a parte mais crítica, localizada no início da Ressacada, que faz vizinhança com o Loteamento Santos Dumont, em até três meses, liberando as duas pistas duplas até janeiro. De acordo com relatório da vistoria, elaborado pelo COMDES e narrado pelo engenheiro Carlos Alberto Riederer, houve avanço na operação do governo, “principalmente no Lote 1B, que era o mais crítico e que é bem factível que possa ser utilizada uma das pistas quando da inauguração do novo terminal do Aeroporto”.


Trevo da Seta


As desapropriações nas proximidades do Trevo da Seta, no Sul da Ilha, ainda não foram concluídas. A previsão é para que as obras no local fiquem prontas em novembro deste ano. Segundo o secretário do Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, falta a retirada de um mercado e o recuo de alguns muros para a construção da calçada.

— A princípio está tudo resolvido, só não conseguimos encaixar algumas questões burocráticas para execução — explicou Hassler.


Confira o andamento da obra, segundo o Comdes


Lote 1A


Inicia na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao Bairro Carianos (Estádio da Ressacada). No sentido trevo ao elevado já está em uso. No sentido contrário, é repavimentada. O acesso ao elevado está concluído vindo do centro está pronto o encontro, faltando a segunda parte (descida do viaduto) que está em franca execução. Algumas demolições ocorreram para permitir a duplicação no trecho final.


Lote 1B


O trecho que tem 1,4 km e vai do Viaduto do Carianos e margeia o Loteamento Santos Dumont já está em fase de pavimentação de uma das pistas. Foram iniciados os serviços de acabamento com a colocação de meio-fio e construção de calçada para pedestres.


Lote 1C


Localizado entre o Loteamento Santos Dumont e a intersecção de acesso ao Sul da Ilha, a pista em direção ao Aeroporto Hercílio Luz está concluída, com ciclovia e calçada. Está em fase de acabamento, com plantio de grama na faixa separadora da ciclovia.


Lote 2A


O trecho vai do Rio Fazendinha até a entrada do novo terminal. Está concluído e com as pistas em uso.


*Relatório elaborado nesta quinta-feira, 29 de agosto


Obras para o acesso ao novo terminal foram vistoriadas nesta sexta-feira, 30; Foto: Gabriel Lain/Diário Catarinense.
Obras para o acesso ao novo terminal foram vistoriadas nesta sexta-feira, 30; Foto: Gabriel Lain/Diário Catarinense.

Apresentações dos Grupos de Trabalho


O Engenheiro Carlos Alberto Riederer, coordenador do GT de Mobilidade Urbana fez os informes em síntese sobre o andamento das obras do Contorno Viário que lamentavelmente não houve avanços significativos desde a última reunião do COMDES, e apresentou a conclusão positiva sobre a entrega das obras do acesso ao Aeroporto.


Encerrando a apresentação deste GT, o Eng. Riederer comunicou a todos que estaria se retirando das atividades do COMDES por motivo de mudança, inclusive de país. O Arquiteto Ângelo Arruda se colocou de pronto como candidato para ocupar a coordenação do GT, sendo aprovado por unanimidade.



O gerente de Articulação e Negócios da CDL, Hélio da Silva Leite, apresentou os informes do GT de Comércio Ilegal:

1. Atos de fiscalização no Centro Histórico (Av Hercílio Luz com Victor Meirelles) onde salientou que apesar de ser um espaço para convivência estão ocorrendo inúmeros problemas com a realização de eventos irregulares promovidos nas redes sociais, sem qualquer participação dos bares da região ao contrário do que se imagina, e que se deve buscar uma melhor qualificação do local.


2. Proposta do Governador do Estado de Majoração da alíquota de ICMS, e a crítica de que o estado pouco vem fazendo para buscar o equilíbrio fiscal por meio da redução dos custos e despesas do estado.


3. Reunião com o Governador e Secretário da Fazenda para tratar sobre o problema da sonegação de impostos feita por empreendimentos completamente irregulares que em muitos casos não possuem sequer CNPJ. Essa sonegação, apesar de ser feita por uma minoria de empreendedores informais, causam um grande problema, provocando uma concorrência desleal e retira uma importante arrecadação para o crescimento do estado. O Governador sugeriu um montagem de um Grupo de Trabalho para tratar do problema, e foi sugerido inclusive a criação de campanhas de incentivo para que a população exija a nota-fiscal e seja premiada pela atitude.


Por fim, a apresentação do GT de Saneamento pelo Coordenador Antonio Marius Z. Bagnati chamou a atenção de todos para o problema da contaminação de Agrotóxicos na água potável consumida pela população, tendo em vista que o processo de tratamento não retira os agrotóxicos da água, dando ênfase para as graves consequências para saúde humana.

Como sugestão o COMDES deverá promover a discussão entre a CASAN, Governo de Santa Catarina e Ministério Público para que possa avançar na solução do problema.


Finalizando a reunião, o Secretário executivo do COMDES, Engenheiro Ivan Rezende Coelho, informou a todos a realização pela associação Catarinense de Engenheiros – ACE, da realização do evento Floripa Náutica 2019 nos próximos dias 09 e 10 de Dezembro e formalizou um convite para o COMDES, FloripAmanhã e Fortur para integrarem o comitê técnico, auxiliando na grade de palestras, sendo que a responsabilidade da infraestrutura ficará por conta da ACE. Convidou também que o Engenheiro Agrônomo Raul Zucatto, Representante da FEAGRO no COMDES auxiliasse a ACE na realização do evento a ser realizado nos próximos dias 23 a 24 e Setembro e que terá como tema âncora o reuso de águas na Indústria. Convite foi aceito e o Referido Profissional irá fazer parte do evento, Representando o COMDES.


Finalizando a reunião, o Professor Roberto de Oliveira agradeceu a presença de todos, em especial a do Avaí Futebol Clube (na pessoa do seu vice presidente, Amaro) pela cessão do espaço para realização da reunião; também ao engenheiro Renato Ghizoni pelas tratativas para se conseguir este espaço. Em seguida, informou a todos de que a próxima reunião será no dia 27 de Setembro de 2019, organizada pela AEMFLO/CDL São José, sendo realizada no município de São José. Em seguida, para o mês de outubro, e no dia 25 se planeja reunião em Biguaçu; em novembro 29, considera-se a possibilidade de reunião nas proximidades da Ponte Hercílio Luz para sua visita um mês antes da inauguração; e sugeriu a todos que também bloqueiem suas agendas para participarem da última reunião do COMDES no ano de 2019, que será realizada no dia 11 de dezembro de 2019 em local ainda a ser definido e de uma reunião festiva na ACE nesse mesmo dia porém à noite, para a entrega da revista ACE Ciência e Tecnologia e contará com um relatório quanto às atividades do COMDES deste ano.


Contribuição para matéria: Diário Catarinense


GALERIA DE FOTOS DA REUNIÃO





131 visualizações0 comentário

NOTÍCIAS

bottom of page